Dúvidas Frequentes sobre o Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que possuem o crescimento exacerbado de células em comum. Essa doença é a segunda maior incidência de morte no mundo, mas ultimamente, receber o diagnóstico de câncer não é mais como sentença de morte. A doença nem sempre pode ser controlada, mas já existem meios eficazes de buscar a cura.

Essas células podem formar uma massa, chamada de tumor, que invadem órgãos e tecidos, e podem ir para outras partes do corpo, processo chamado de metástase. Exceto na leucemia, que afeta o sangue, não gera metástase, mas pode danificar os órgãos diretamente. 

O surgimento do Câncer 

O câncer surge a partir de uma mutação no DNA das células do nosso corpo, fazendo com que essas células se multipliquem rapidamente, formando uma massa, chamada de tumor. O tumor pode ser benigno ou maligno. 

Câncer: Genético ou Hereditário?

Existe a possibilidade de herdar um gene anormal do pai ou da mãe, mas geralmente o câncer se desenvolve através de mutações genéticas que vamos tendo ao longo da vida. Pode ser por um erro durante a divisão celular ou pela exposição de algum agente carcinogênico, como cigarro ou radiação. 

Como é estimado que apenas 10% dos cânceres são de origem hereditária, é comum dizer que é de origem genética, mas não herdada. Por isso, nem todos os integrantes de uma mesma família estão sujeitos a ter o mesmo tipo de doença ou câncer. 

Tumor maligno e benigno 

Os tumores benignos são aquelas massas que crescem de forma lenta, organizada e com limites. Além disso, não criam metástases e são tratados apenas com cirurgia, retirando a massa. 

Já os tumores malignos são totalmente ao contrário. Eles são massas que crescem de forma rápida e exacerbada, desorganizada e criam metástases. Além disso, o tratamento além de cirúrgico, muitas vezes necessita de quimioterapia e radioterapia. 

Sintomas

Cada câncer possui seus sinais e sintomas patognomônicos, além de muitos não serem assintomáticos. Os sintoma mais comuns são: 

  • Presença de nódulo ou inchaço 
  • Anemia ou infecções frequentes 
  • Presença de sangue nas fezes ou secreções 
  • Pintas com bordas irregulares ou feridas que não cicatrizam 
  • Perda de peso 
  • Dor 
  • Fadiga 
  • Convulsões

Causas

Não existe uma causa única para a formação do câncer, e sim fatores que predispõem ao surgimento da doença, como hormônios, sistema imunológico, mutações genéticas, cigarro, radiação e mutações genéticas. 

O envelhecimento é uma causa impossível de evitar, mas as outras causas podem ser prevenidas. Obesidade, sedentarismo, álcool e cigarro são fatores que predispõem ao surgimento de um câncer, e corresponde a um terço de todos os casos da doença, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). 

Tipos de Câncer

Os tipos de câncer são comumente conhecidos pelo local em que surgem, mesmo que se espalhe para outros órgãos ou tecidos. Por exemplo,se o câncer de mama se espalhar para o pulmão, não será chamado de câncer de pulmão, e sim de câncer de mama metastático. 

Em relação às células em que os cânceres se originam, as principais são: 

  • Carcinomas
  • Sarcomas
  • Leucemias 
  • Linfomas
  • Mielomas 
  • Cânceres do Sistema Nervoso Central 

Mais comuns 

Os tipos de câncer que mais afetam as pessoas no mundo são: 

  1. Câncer de Pulmão 
  2. Câncer de Mama 
  3. Câncer de intestino e reto 
  4. Câncer de próstata
  5. Câncer de pele não melanoma 

Diagnóstico 

O câncer pode ser diagnosticado através de exames de rotina, principalmente os de imagem. Exames de sangue também podem ser solicitados pelo médico para confirmar ou descartar uma suspeita. Sendo os principais exames:

  • PET/CT
  • Marcadores tumorais 
  • Biópsias 
  • Testes genéticos
  • Biópsia líquida 

Tratamento

Como existem vários tipos de câncer, cada um tem o seu tipo e protocolo para tratamento. 

A Cirurgia oncológica é comumente utilizada para remover o tumor e seu redor como método de controle e qualidade de vida ao paciente. 

Já a radioterapia é um tratamento paralelo à cirurgia, onde são utilizados lasers de radiação com o intuito de destruir o tumor e as células não visíveis ao olho nu deixadas pela cirurgia. As aplicações são indolores, mas podem causar lesões na pele e cansaço. 

A quimioterapia é um tratamento medicamentoso, também com o intuito de destruir as células cancerígenas. Normalmente, é administrada por via intravenosa, mas também pode ser administrada por via oral, injeções ou pomadas. 

Além desses tratamentos citados, existem a hormonioterapia, terapia alvo, imunoterapia, medicamentos de suporte, transplante de medulo óssea e muitas outras opções de cura e tratamentos paliativos. 

A Cura 

A taxa de cura vai depender do local, tamanho, agressividade e das condições gerais do paciente. Alguns tumores são bastante agressivos, mas só apresentam sintomas e sinais clínicos quando já muito avançados, impedindo o diagnóstico precoce e diminuindo as taxas de cura. 

Um paciente é considerado curado após 5 anos sem sinais de câncer, mas isso não significa que está curado para sempre. Algumas pessoas podem ter recidivas ou tumores em outros locais, por isso, o ideal é sempre estar realizando o acompanhamento. 

Prevenção

Ter uma dieta saudável, não fumar, evitar o álcool e se proteger do sol são medidas de prevenção muito importantes. Além disso, o acompanhamento médico regular também é um método de prevenção, uma vez que se diagnosticado no início do tratamento do câncer é muito mais fácil. 

Contudo, a detecção precoce aumenta as chances de cura, pensando nisso, porque não contratar um plano de saúde, para te ajudar a diagnosticar essa doença através de exames periódicos sem precisar depender das longas filas estipuladas pelo SUS? Nesse caso, a agilidade no diagnóstico salva vidas, pois seu convênio saúde irá  garantir sua segurança e tranquilidade, principalmente quando falamos em prevenção.

Podemos personalizar uma proposta na qual atenda suas necessidades  e a melhor rede de credenciada para te atender.

Clique aqui ou entre em contato com um dos nosso corretores e nao perca essa oportunidade: 

(11) 4200 7866 (para atendimento em SP)

(21) 2042 2690 (exclusivo RJ)

Se preferir, consulte nossa central de vendas e obtenha o telefone da unidade mais próxima a você

Show info

Simule seu Plano