Plano De Saúde Individual
Planos de Saúde Individuais para você ficar sempre com a saúde em dia.
Planos de Saúde Individuais para você ficar sempre com a saúde em dia.
A saúde é um bem muito valioso e nunca é cedo demais para começar a investir nela. Lembre-se que levar uma vida saudável é algo fundamental para todos, principalmente para quem têm objetivos e projetos. Por essa razão, poder contar com um plano de saúde individual é também uma maneira de planejar o futuro.
E quando se fala em saúde e cuidados, uma das alternativas é a adoção de um convênio individual que é ideal para pessoas solteiras, sem cônjuges e sem dependentes.
No entanto, é preciso ficar atento, pois a maioria das operadoras de plano de saúde atua apenas com contratações para grupos. Sendo assim, se você está à procura pela modalidade individual, analise as características mais importantes e saiba como encontrar o melhor plano de saúde individual para você.
Ele consiste em um plano de saúde privado, voltado para as pessoas físicas. Por causa da sua característica individual esse tipo de plano de saúde é destinado para um único beneficiado e não pode ser compartilhado.
Atualmente existe a possibilidade de obter diferentes tipos de planos individuais. Eles são escolhidos para abranger amplas coberturas, levando em consideração alguns fatores, tais como as necessidades e as características de cada região, os hábitos diários mais comuns em determinados grupos, os perfis de cada faixa etária e os serviços mais requisitados.
Para optar pelo plano mais vantajoso para o seu perfil, analise as suas maiores necessidade.
No caso de mulheres em idade fértil, por exemplo, é interessante que elas escolham planos que disponibilizam o serviço de obstetrícia, pois eles garantem a assistência pré-natal, a cobertura no parto e assistência para o bebê recém-nascido.
Além disso, alguns planos oferecem serviços adicionais e opcionais bem diversificados. Os mais completos disponibilizam recursos que vão desde ambulâncias com equipamentos completos, coletas de exames domiciliares e até mesmo transporte aéreo para casos mais graves e urgentes.
A carência é o período que todo cliente deve esperar para ser atendido pelo plano de saúde em detrimento a algum procedimento. Essa informação está presente no contrato.
No entanto, desde Janeiro de 1999 a ANS estipulou alguns prazos que as seguradoras podem exigir, sendo eles:
∙ Casos de urgência (acidentes pessoais, riscos na gestação) e emergências (risco de vida e lesões irreparáveis) – 24H
∙ Partos a termos – 300 dias
∙ Demais situações – 180 dias
Vale lembrar que estes são os prazos máximos estabelecidos pela ANS, mas cada operadora pode exigir períodos menores. Um exemplo é a redução ou até mesmo a compra da carência pela nova operadora em casos de segurados que estão vindo de outro plano.
Para que isso ocorra o período sem plano não pode ultrapassar 30 dias sem intervalos e a redução final dependerá da análise da seguradora ou operadora do plano.
Outro ponto importante a ser observado diz respeito aos reajustes dos planos que ficou em 7,35% para o plano de saúde individual. A metodologia do cálculo combina a variação das despesas assistenciais com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Vale lembrar que o reajuste só pode ser aplicado a cada aniversário do contrato. Para tal, a operadora deve deixar claro no boleto o índice de reajuste e número de ofício de autorização da ANS, nome, código e número de registro do plano, assim como o mês previsto do próximo reajuste anual.
Agora se a contratação do plano individual for por alguma administradora, o reajuste não é indexado pela ANS e sim pela administradora com base na sinistralidade médica e do grupo de pessoas.
Outro ponto importante a ser lembrado é que o reajuste é feito por faixa etária e é aplicado nos planos contratados pelas operadoras ou administradoras.
Para contratar é necessário antes procurar conhecer mais detalhes acerca do plano e avaliar o que outros beneficiários dizem a respeito dele. Após isso, pesquise para saber o que cada plano cobre e avalie também os valores.
Não é difícil encontrar empresas que proporcionam descontos diante da aquisição do plano de saúde individual para uma determinada categoria trabalhista, por essa razão a pesquisa é um recurso importante.
Depois de escolher o seu Plano de Saúde Individual é necessário assinar um contrato que determine com exatidão o que está sendo contratado. No referido contrato devem estar especificados os valores, ainda que eles possam sofrer reajustes anuais conforme as regras da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Muitos planos trabalham por meio de mensalidades pagas mediante boletos. O valor é fixo, contudo, para aqueles que escolheram por um plano coparticipativo, o valor do boleto pode sofrer variações, pois quando há o uso do serviço também há uma taxa pela utilização do mesmo.
Determinadas operadoras estabelecem um preço máximo que poderá ser cobrado por mês de taxas de coparticipação, por outro lado há aquelas operadoras que não efetuam esse procedimento. Por isso, opte pela mais adequada para você.
Os procedimentos mais comuns de pagamento são via boleto bancário.
No entanto, é fundamental manter as parcelas em dia para o serviço não ser suspenso e você ficar sem cobertura médica.
O uso plano do seu Plano de Saúde Individual é fácil. Para isso, você deve portar a carteirinha de associado, a qual é emitida depois que você efetuar a assinatura e pagamento do contrato. Ela ainda traz os dados do associado como nome e o número do contrato.
Para marcar uma consulta ou exame é necessário averiguar a rede credenciada e período de carência antes de efetuar um primeiro contato com ela. Em vários casos há a possibilidade de marcar a consulta direto no consultório médico. Porém, em outras situações é preciso ligar para uma central de atendimento e assim o agendamento será feito.
Conforme a Agência Nacional de Saúde, cada procedimento médico possui um determinado tempo para ser atendido. Esse prazo deve ser cumprido pelas operadoras. No entanto, ela não determina qual médico fará o atendimento.
Sendo assim, se almeja marcar uma consulta com um determinado médico, há a possibilidade de demorar cerca de 2 meses, mas caso seja com qualquer médico da mesma especialidade, então o tempo pode levar cerca de uma semana.
Marcada a consulta, o paciente deve se apresentar ao local com a devida antecedência, portando a carteirinha do seu plano de saúde individual e um documento de identidade com foto. Em alguns casos será solicitada a assinatura de um documento que atesta a realização da consulta.
Diante da realização de exames laboratoriais, a maioria necessita de um encaminhamento médico com a solicitação, por isso é fundamental visitar o médico antes. Conforme a natureza do exame ele só será feito mediante hora marcada, enquanto outros são realizados por ordem de chegada.
Preste atenção ao tipo de exame, visto que alguns, ainda que sejam cobertos pelo plano, necessitam de uma liberação que pode ser realizada por meio de uma guia emitida pela operadora ou um código de liberação. Em tal situação, inicialmente é preciso ter a liberação da operadora para posteriormente o exame ser agendado.
Ter um plano de saúde deve ser encarado como uma prioridade, pois é graças a ele que você terá toda a assistência necessária em momentos que a sua saúde demonstrar fragilidade.
Portanto, na hora de efetuar o contrato do seu plano de saúde individual, saiba tudo sobre ele. Assim o procedimento será mais rápido do que já é e você saberá aproveitar ao máximo os benefícios de ter um bom convênio.
E então? Vamos garantir a sua saúde e bem-estar agora mesmo? Entre em contato com a gente e faça a contratação agora mesmo.