A mudança de rotina que a pandemia causou na vida e no trabalho das pessoas trouxe impactos também para a saúde mental. O risco de contaminação, medo de contaminar a família e colegas de trabalho, redução de postos de trabalho e desemprego foram algumas situações de grande impacto na vida da população – de acordo com o artigo, os casos de depressão aumentaram 90% e o número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade dobrou no último ano. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40% da população brasileira sofre de insônia, 24% com algum transtorno de ansiedade e 5,8% com sintomas de depressão e o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. A OMS aponta também o aumento dos índices de suicídio, depressão, preocupação, medo, ansiedade, violência doméstica e uso abusivo de álcool e outras drogas.
Acompanhamento de psicólogo ou terapeuta nos dias de hoje
Nos dias atuais, perdemos a noção do tempo muitas das vezes com a correria do nosso dia a dia. O lazer de ficar com a família e amigos, dar aquele passeio no shopping cada vez se torna mais difícil e isso acaba afetando muito o nosso psicológico. O acompanhamento de um psicólogo ou de um terapeuta pode auxiliar a se encontrar novamente te ajudando nas dificuldades do seu cotidiano, no seu trabalho, com suas inseguranças, medos, tristezas, raivas, angústias, desânimos, desejos, descobrir suas qualidades e habilidades, ajudar com algum trauma que sempre atrapalha em alguma decisão. De forma geral, terapia é buscar soluções para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas e é essencial para os dias de hoje.
Atendimento pelo SUS, particular ou contratar um plano de saúde essencial para isso?
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece psicólogos, mas muitas das vezes você tem que ter um laudo médico para chegar até o psicológico, o que muitas das vezes dificulta muito o acesso. E muitos dos casos uma sessão de terapia tem um valor muito caro e não é acessível para todos os que precisam. Portanto, o plano de saúde é muito eficaz para esse atendimento, mas vale lembrar que só os planos de saúde autorizados pela ANS oferecem este tipo de procedimento.
Como funciona a cobertura dos planos para atendimento psicológico?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) busca cuidar da saúde mental dos pacientes, com o auxílio do profissional, doenças como depressão, ansiedade ou traumas. Incluindo no plano três tipos de psicólogo como: psicoterapia, terapeutas ocupacionais e consultas e sessões com psicólogos. A ANS estabelece a você ter até 40 sessões por ano, ou seja, quase 1 sessão por semana, isso só quando o paciente tiver um desses diagnósticos:
- Diagnóstico primário ou secundário para transtornos de humor;
- Diagnóstico primário ou secundário para síndromes comportamentais que sãoassociadas a fatores físicos e problemas fisiológicos;
- Diagnóstico primário ou secundário de transtornos de desenvolvimento psicológico;
- Diagnóstico primário ou secundário de transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia.
O plano cobre psicólogo, assim como psiquiatra, oferecendo 12 sessões por ano, quando o paciente tiver um desses diagnósticos:
- Diagnóstico primário ou secundário para transtornos de humor;
- Diagnóstico primário ou secundário de transtornos de desenvolvimento psicológico;
- Diagnóstico primário ou secundário para síndromes comportamentais que são associadas a fatores físicos e problemas fisiológicos;
- Diagnóstico primário ou secundário para transtornos relacionados a estresse e neuróticos;
- Diagnóstico primário ou secundário para transtornos da infância e adolescência;
- Diagnóstico primário ou secundário para transtornos comportamentais e mentais por consequência de uso de substância psicoativas.
E a terapia ocupacional também é coberta pelo plano, que nada mais é aplicada por atividades específicas, trabalhando com atividades de lazer até trabalho, estes métodos tratam distúrbios mentais e físicos. Esse tratamento pode ser estabelecido após uma consulta prévia com o médico ou terapeuta, estabelecendo assim, o melhor método para cada tipo de tratamento.
Quais são os sinais físicos da saúde mental em risco?
É bom que você comece a prestar atenção nos sinais que o seu corpo emite, pois quando sua saúde mental está em risco, isso começa a refletir no corpo em forma de alguns sintomas, podendo até mesmo te levar a adoecer. Sendo assim pode começa parecer:
- Problemas de memória;
- Insônia;
- Nervosismo;
- Enxaqueca;
- Falta de ar;
- Tremores;
- Problemas estomacais;
- Palpitações;
- Náuseas e vômitos;
- Falta de concentração;
- Manchas no corpo;
- Tontura.
Isso pode ser alguns sinais de que a sua saúde mental está em risco.
Devo contratar um plano de saúde para atendimento psicológico?
Os benefícios da terapia na nossa vida se tornam mais feliz porque aprendemos a preparar nosso tempo com conhecimento. À medida que você trabalha certos assuntos mais complexos e difíceis com seu psicológico e diz em voz alta, percebe uma mudança extremamente positiva em diversos aspectos de sua vida diária. Jamais será um erro contratar um plano para cuidar de você e principalmente da sua saúde mental, a terapia reage de dentro para fora em você. Você pode conseguir quebrar barreiras que sozinho não conseguiria ou até mesmo tomar decisões que tinha medo por causa da insegura. Muitas pessoas acabam buscando a terapia como uma forma de auxílio para lidar com as mais diversas situações do dia e se conhecer melhor. Benefícios para fazer tratamento psicológico
- Alguns desses benefícios é o autoconhecimento que nos permite adquirir visões valiosas sobre quem somos nós e é também algo que aprofunda nosso interior. O acompanhamento psicológico pode auxiliá-la a encontrar a força para se distanciar de algo e traçar um caminho novo apesar de todas as incertezas.
- Outros benefícios da terapia é trabalhar a inteligência emocional para tomar decisões melhores, relacionar-se bem com as pessoas e manter o bom humor. Com a inteligência emocional desenvolvida, obtemos a capacidade de avaliar os próprios sentimentos de forma não sentimental.
- O acompanhamento psicológico bem-feito desvenda as linhas que nos prendem ao que já aconteceu assim como aponta os impactos do passado sob o presente. Assim, é possível fazer pazes com esses eventos negativos e ressignificá-los para que deixem de nos atrapalhar no presente.
- Relacionamentos interpessoais te ajudam a compreender os sentimentos, modo de pensar e comportamento das outras pessoas. Com um psicólogo te auxilia administrar seus relacionamentos de forma a evitar conflitos desnecessários e intrigas que não levam a lugar nenhum. Assim podemos perceber a real importância de se cuidar da saúde mental. Vivendo grandes agitações do nosso dia a dia, vemos a importância de um bom amparo psicológico. E tomar a decisão de iniciar um acompanhamento psicológico tem que muita coragem e honestidade consigo mesmo. E não se envergonhe disso, só você sabe o que está passando em seu cotidiano. O plano se saúde tem todo o suporte que você precisa neste momento além te auxiliar em outros momentos também.