Julho Amarelo: Hepatites Virais

Desde 2019, a campanha “Julho Amarelo” vem sendo estabelecida e reforçada a fim de conscientizar a população contra o controle e prevenção das hepatites virais. 

Hepatite é a inflamação do fígado, podendo ser causada por vários fatores, como: drogas, álcool, doenças autoimunes, genéticas ou metabólicas, medicamentos e até mesmo por vírus. 

Nem sempre a doença irá apresentar sintomas, mas urina escura, fezes claras, vômitos, dores abdominais e febre são sinais clínicos comuns. 

Tipos de Hepatites Virais 

No Brasil, os tipos mais comuns são A, B e C. O tipo D é mais frequente na região Norte do País. O tipo E não é frequente no Brasil, sendo mais comum na África e na Ásia. 

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado.  A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) é transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

Diagnóstico

É possível fechar o diagnóstico com testes rápidos e sorológicos, e exames de biologia molecular. Mas o ideal é ao menos uma vez ao ano realizar exames de rotina, pois a prevenção é o melhor caminho. 

Para ter esse acompanhamento médico, nada melhor que um PLANO DE SAÚDE com cobertura total e atendimento de qualidade. 

Não perca tempo, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo! Podemos personalizar uma proposta na qual atenda suas necessidades  e a melhor rede de credenciada para te atender.

Entre em contato com um dos nosso corretores e não perca essa oportunidade: 

(11) 4200 7866 (para atendimento em SP)

(21) 2042 2690 (exclusivo RJ)

Se preferir, consulte nossa central de vendas e obtenha o telefone da unidade mais próxima a você.

Show info

Simule seu Plano