O plano de saúde cobre diversos tratamentos, inclusive o câncer de mama, que só durante esse ano já foram estimados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres segundo pesquisa realizada pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer).
O câncer de mama é considerado uns dos cânceres mais comuns do mundo e que pode ter cura, portanto, a rede pública não tem capacidade suficiente para todo o processo de tratamento além de grandes filas que poderá se agravar prejudicando mais o caso – por isso com o plano de saúde pode ser mais eficaz e tem grande procura.
Quem tem Câncer pode contratar plano de saúde?
Qualquer pessoa diagnosticada com câncer consegue contratar um plano de saúde, mas pode haver algumas diferenças. Segundo Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os procedimentos complexos relacionados à doença preexistente não são cobertos pelos planos por 24 meses, prazo máximo de carência estipulado – contudo, o que muitas pessoas não têm ciência é que nos casos em que o usuário desenvolve o câncer depois de realizar contratação do plano, o entendimento jurisprudencial é o de que não há carência a ser cumprida nesse caso.
O plano de saúde deve fornecer os procedimentos que constam no rol da ANS para pacientes, por exemplo, medicamentos orais para tratamento de câncer e o exame PET-CT, voltado para o diagnóstico de tumores.
Do diagnóstico ao tratamento
Com um simples exame de toque já podemos perceber os primeiros sinais do câncer de mama, que também pode ser percebido com:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
- Dor na mama;
- Alterações na pele ou no mamilo;
- Deformação do seio;
- Nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Pele da mama avermelhada;
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
Assim, para ter respostas mais concretas é necessário exames que também são cumpridos pelo plano de saúde.
O tratamento pode ocorrer de diversas maneiras pois irá dependem do tipo e do estágio da doença de cada pessoa, mais as opções de tratamento oferecidos são:
- Cirurgia;
- Radioterapia;
- Quimioterapia;
- Terapia hormonal;
- Terapia alvo.
E dependendo do tipo de câncer e do estadiamento da doença, também precisará de outras formas de tratamento. É importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o profissional da área, para te ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades de cada pessoa.
Vantagens do Plano de Saúde no Tratamento do Câncer
Descobrir que está com câncer é um momento que causa insegurança sobre o que é melhor para você. Assim que suspeitar que está com câncer de mama entre logo em contato com o seu ginecologista para esclarecer suas dúvidas, ou partir para um tratamento decisivo caso já tenha um diagnóstico.
O plano de saúde te proporciona agendar consultas e exames que assim que tiver resultados levá-los ao ginecologista que irá apontar todos os tratamentos que devem ser oferecidos pelo plano de saúde.
Através dos procedimentos ao diagnóstico precoce oferecidos pelo plano como exames de imagem, como:
- Ultrassonografias
(A ultrassonografia deve ser considerada como adjunta à mamografia nas mulheres com mamas densas)
- Mamografias
(Recomenda-se para as mulheres entre 50 e 69 anos)
- Radiografias;
- Tomografia;
- Computadorizada;
- Ressonância magnética;
- Endoscopia;
- Exames de Medicina Nuclear incluindo o PET- scan;
- Exames laboratoriais.
Câncer de mama em mulheres abaixo dos 50 anos já responde por 40% dos casos
O Ministério da saúde orienta que mulheres entre 50 a 69 anos façam mamografia a cada dois anos, mas 40% dos casos já responde em mulheres abaixo dos 50 anos, pois o Ministério não tem estrutura suficiente para realizar mamografia em todas as mulheres a partir dos 40 anos e o aumento da doença aumenta com maior intensidade depois dos 40 anos, e a casos raros antes dos 40 anos.
Sendo assim a grande procura nos planos de saúde aumentaram, por isso a realização de exames como mamografia, biópsia, ultrassom, raciocina magnética vem de forma mais acelerada e de ótima qualidade mudando e salvando vidas.
Hospitais particulares para tratamento do Câncer
- Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira
Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César (capital)
- Hospital Pérola Byington
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683 – Bela Vista (capital)
- Hospital Infantil Darcy Vargas
- Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34, Jardim Guedala (capital)
- Hospital Guilherme Álvaro
Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão – Santos
- Hospital Heliópolis
- Cônego Xavier, 276, Cidade Nova Heliópolis (capital)
- Hospital Brigadeiro
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2651, Bela Vista (capital)
- Hospital Pérola Byington
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 683, Bela Vista (capital)
- Hospital Luzia de Pinho Mello
Rua Manoel de Oliveira, s/n, Vila Mogilar – Mogi das Cruzes
- Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI)
Rua Galeno de Almeida, 148, Pinheiros (capital)
- Hospital Estadual Mário Covas
Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso – Santo André
- Hospital Amaral Carvalho
Dona Silvéria, 150 – Chácara Braz Miraglia – Jaú
- Hospital Estadual de Bauru
Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 1-100, Núcleo Presidente Geisel – Bauru
- Hospital das Clínicas de Botucatu
Distrito de Rubião Júnior, s/n – Botucatu
- Hospital Sírio-Libanês
Rua Dona Adma Jafet, Bela Vista
- Hospital Israelita Albert Einstein
Av. Albert Einstein, 627 – Jardim Leonor
Cobertura do câncer por planos de saúde
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) incluiu no Rol de Procedimentos e Eventos obrigatórios em saúde a cobertura da quimioterapia oral, exames, tratamentos, cirurgias e demais procedimentos bastantes frequentes no tratamento do câncer de mama.
É importante ressaltar que o plano de saúde não é obrigado a cobrir todos os atendimentos que você precisar, por exemplo em cirurgias decorrentes das doenças preexistentes, procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia, como Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim o paciente pode optar por pagar um valor adicional.
O plano cobre também procedimentos reparadores e de reabilitação, como psicoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, atenção multiprofissional quando indicada.
Em um diagnóstico de câncer de mama o plano de saúde que poder fazer a diferença, te ajudando a ter exames e diagnósticos mais rápidos e solucionando um tratamento mais eficaz para você.