A depressão é uma doença crônica psicológica, sendo caracterizada tristeza profunda e persistente, pensamentos suicidas e desinteresse em realizar atividades que um dia foram consideradas divertidas.
Mesmo que a tristeza seja um sentimento normal, há um limite. Durante a depressão esse sentimento é tão forte e intenso que acaba afetando a vida da pessoa de forma que elas não consigam realizar atividades básicas do dia-a-dia, como comer ou dormir.
Sentir-se triste e “vazio”, sem energia, com dificuldade de memória e falta de concentração, ter pensamentos suicidas, dormir pouco ou dormir muito são alguns dos principais sintomas da depressão.
Inclusive, pesquisas mostram que pessoas que tiveram COVID-19 relatam que a depressão pós covid é real. Ainda não se sabe a causa, pode ser que seja pelo estresse causado pela pandemia ou um dos sintomas deixado pelo vírus.
Depressão é um transtorno?
A depressão pode ser um “transtorno de adaptação com estado ânimo deprimido”, que é quando o indivíduo tem dificuldades contínuas de realizar atividades do cotidiano, ou “transtorno depressivo maior”, que é quando além de afetar as atividades cotidianas, o indivíduo passa a ter problemas com suas atividades pessoais e sociais. O grau da doença é definido conforme os sintomas, indo do mais leve ao mais severo.
Ainda não se sabe uma causa específica para a doença, mas fatores ambientais, genéticos, psicológicos e biológicos tornam as pessoas tendentes a ter depressão. Alguns desses fatores variam de passar por um momento de grandes mudanças, ter uma doença grave ou crônica, fazer uso de medicamentos, casos de depressão na família, além disso há estudos que afirmam que a depressão pode ser causada por desequilíbrios químicos no cérebro.
Principais tipos de depressão
- Depressão maior: Este é o tipo mais comum, principalmente entre adolescentes. Tristeza, angústia, alterações no sono,apetite, concentração e libido são os sintomas mais comuns. Esses sintomas tem três graus: leve, moderado e grave;
- Sazonal: No Brasil e em países com climas tropicais, esse tipo não é comum, sendo mais comum em países que possuem um inverno rigoroso, como Canadá, Estados Unidos, e Dinamarca. A falta de sol afeta as pessoas de uma forma que as torna mais deprimidas durante o inverno;
- Distímica: Este tipo apresenta sinais bem leves, difíceis de perceber pois a pessoa acostuma a conviver com esses sintomas, mas causa sérios prejuízos a longo prazo, fazendo com que o quadro piore rapidamente,causando danos a saúde física e mental;
- Atípica: Este tipo difere dos outros nos sintomas, ao invés de perda de apetite, nela a fome aumenta, e ao invés de sono excessivo, a paciente acaba tendo insônia, além de humor mais sensível;
- Psicótica: É um dos tipos mais preocupantes, pois além dos sintomas comuns, a pessoa tem a sensação de perseguição ou que algo muito ruim vai acontecer. Há casos onde o paciente junta a realidade com fantasia de sua cabeça;
- Pós-parto: Durante a gestação, ocorre uma queda considerável em alguns hormônios, que após o parto faz com a mulher tenha sensações de incapacidade em cuidar do bebê e deixar de aproveitar as alegrias da maternidade, se sentindo culpada, o que piora muito a situação.
Como saber se sofro de depressão?
Testes de depressão podem ser encontrados na internet, esses testes dizem se a pessoa tem ou não depressão e o grau, sendo possível fazer em questão de minutos, apenas respondendo algumas perguntas simples com sim ou não, sendo perguntas como:
- Sinto que gosto de fazer as mesmas coisas de antes?
- Dou risadas espontaneamente e me divirto com coisas engraçadas?
- Existem momentos durante o dia em que me sinto alegre?
- Sinto que tenho um pensamento rápido?
- Gosto de cuidar da minha aparência?
- Me sinto animado com as coisas boas que estão por vir?
- Sinto prazer quando assisto um programa na televisão ou leio um livro?
Porém, hoje em dia é comum que as pessoas se auto diagnosticam através de testes online portanto, para que esse diagnóstico seja o mais correto possível, deve ser feito por um psicólogo ou psiquiatra, para que assim, o melhor e mais adequado tratamento possa ser direcionado de acordo com o quadro clínico do paciente, Os tratamentos variam de acordo com a idade e intensidade dos sintomas.
Tratamentos para depressão
A psicoterapia pode ser suficiente para casos de depressão leve, mas em casos de depressão profunda ela é essencial, pois ajuda a clarear os pensamentos e emoções. A utilização de medicamentos, como por exemplo os antidepressivos, ajudam a regular as substâncias químicas do cérebro, o que permite o controle das emoções e o estresse. A eletroconvulsoterapia é mais indicada para casos severos, em que a terapia e o uso de medicamentos não é suficiente, ou em casos de tendência a suicídios. Terapias alternativas, como acupuntura ou meditação, podem ser utilizadas para aumentar a eficácia do tratamento.
A depressão é uma doença onde o paciente precisa ser acompanhado por um leque de médicos especialistas, que juntos trabalham a melhor conduta em busca do controle. E nessas horas, nada melhor do que ter
uma equipe médica para melhor te orientar, então invista em uma plano
de saúde, afim, de ter em seu alcance médicos especializados no assunto,
não é mesmo? Então por que esperar?
Clique aqui ou entre em contato com um dos nossos consultores e aproveite a oportunidade:
(11) 4200 7866 (para atendimento SP).
(21) 2042 2690 (exclusivo RJ)
Se preferir, consulte a nossa central de vendas e obtenha o telefone da unidade mais próxima de você.