Estou com falta de ar, e agora?

Promover uma vida mais saudável garante uma melhora no índice de vida de cada paciente. E para isso acontecer é preciso relacionar bons hábitos como alimentação saudável, atividades físicas e acompanhamento médico para saber se sua saúde está em dia. Com as mudanças de rotina e hábitos da população, vemos um grande adoecimento da sociedade por não cuidar da saúde de forma correta, acarretando diversas doenças ao longo da vida, com as doenças respiratórias.

A falta de ar está associada a diversos diagnósticos, quem sente este sintoma muito provavelmente desenvolveu alguma doença respiratória durante a vida ou então nasceu com ela. Em diversos casos, é possível verificar que o aumento da poluição e bruscas mudanças no clima são alguns causadores dessa doença.

Com diversas mudanças de forma constante, as doenças respiratórias têm aparecido com mais frequência, elas são prejudiciais à saúde fazendo com que você se sinta por diversas vezes muito cansado e com alta dificuldade de respiração, sendo sujeito a uso de medicamentos e em alguns casos aparelhos respiratórios. 

Para facilitar o diagnóstico dessa doença e de qualquer outro problema que venha surgir durante o percurso da sua vida, é ideal uma parceria com um plano de saúde, além de diversos benefícios o plano permite agilidade e prioridade no atendimento, levando o paciente a qualquer diagnóstico de forma rápida, tendo um tratamento mais assertivo.

O que São Doenças Respiratórias?

As doenças respiratórias são causadas por inflamações ou alergias que sensibilizam as vias respiratórias ou os pulmões, causando falta de ar, tosse, irritação na garganta e outros sintomas. Para serem diagnosticadas da forma correta é preciso o suporte de um médico. 

Após o diagnóstico de alguma doença respiratória, o paciente é encaminhado para um médico pneumologista que será responsável pelo tratamento e contenção desta doença. Ele quem irá receitar medicamentos ou suporte fisioterapêutico para lidar com os sintomas.

Além disso, o paciente diagnosticado com alguma doença respiratória deve mudar os hábitos, principalmente quando se fala de exercícios físicos, para promover uma melhora no quadro dessa doença, diminuindo os sintomas e proporcionando uma melhora na expectativa de vida.

Quais são as Principais Doenças Respiratórias e os Principais Sintomas

Entre diversos tipos de doenças respiratórias temos algumas mais comum e se destacam neste meio. São elas:

  • Asma: consiste na inflamação crônica dos brônquios, levando o paciente a sentir diversos sintomas como falta de ar, dor no peito, tosse e outros.
  • Bronquite: conhecida também pela inflamação dos brônquios proveniente de algum vírus ou bactéria. Além da dificuldade em respirar o paciente também pode ter o aumento de tosse com muco, irritação e cansaço.
  • Sinusite: normalmente desencadeada de gripes fortes a sinusite é uma inflamação que atinge as mucosas das cavidades existentes no nariz levando o paciente a ter dificuldades de respiração, dores de cabeça, aumento da mucosa nasal e outros sintomas.
  • Rinite: ocasionada por alergia a pelos ou poeira, ela causa a obstrução nasal levando o paciente a ter crise de espirros e coriza constante.

Além das citadas acima existem outras doenças respiratórias que também podem relatar os sintomas informados e que devem ser acompanha por especialistas para serem tratadas da forma correta.

Quais Exames Foram Incluídos na Cobertura do Plano de Saúde?

Segundo a ANS agora os planos de saúde devem incluir em sua lista de cobertura de exames os seguintes procedimentos:

  • Dímero D (dosagem): Necessário para o diagnóstico e acompanhamento de um quadro trombótico, também utilizados para pacientes com suspeita de COVID-19.
  • Procalcitonina (dosagem): Realizados em pacientes que estão em quadros graves de COVID-19 auxiliando no diagnóstico da gravidade do quadro do paciente.
  • Pesquisa rápida para Influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B: Indicada para teste rápidos em pacientes para diagnóstico de influenza. Além disso, auxilia na atualização da gravidade do quadro do paciente e diagnostica o paciente em casos graves de síndrome respiratória grave. 
  • Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório: Teste realizado para descoberta do vírus sincicial respiratório – VRS. O teste pode ser utilizado para confirmação de COVID-19 em crianças com doença viral respiratória grave.

Todos os exames acima são agora atendidos pelo plano de saúde para oferecer ao paciente uma melhor perspectiva de vida, diagnosticando já no início do processo evitando a piora da doença e facilitando o tratamento.

Como Funciona o Tratamento de uma Doença Respiratória?

A melhor solução para quem tem doenças respiratórias é um plano de saúde, pois ele garante ao paciente todo suporte necessário para este tratamento. Deve-se entender que é necessário prevenir a doença, não tratá-la somente quando surgir uma crise.

As vantagens do plano de saúde é suporte imediato ao paciente, com exames, consultas e tratamentos não medicamentosos que resultam em uma melhora na qualidade de vida do mesmo. Além disso, o tratamento deve ser contínuo, evitando desta forma crises agudas da doença e permitindo que o paciente desenvolva sua vida de uma melhor forma.

Você Sabe Quais as Vantagens do Plano de Saúde Bradesco para o Tratamento de Doenças Respiratórias?

O Plano de Saúde Bradesco possui ampla rede de hospitais, clínicas, médicos e outros estabelecimentos relacionados à saúde que estão a disposição para atender à necessidade dos clientes Bradesco por todo país.

Oferecendo suporte desde o início com exames e diagnóstico da doença, até desconto em farmácias para tratamento com remédios e vantagens em academias e outros estabelecimentos que promovem uma boa qualidade de vida para que você cuide da melhor forma da sua saúde.

Quem contrata o plano de saúde Bradesco garante uma qualidade de vida mais saudável, podendo realizar consultas e exames quando e onde precisar. Garanta uma vida de qualidade, promovendo a sua segurança e a segurança da sua família, evitando incômodos desnecessários e facilitando a busca por uma solução para os seus problemas de forma rápida e segura.

Permita à sua saúde um acesso rápido a atendimento, com diagnóstico ágil e tratamento mais assertivo em qualquer doença ou necessidade que você tenha. Além disso, promova uma vida mais saudável e ativa com os benefícios que o plano de saúde Bradesco proporciona à você e sua família.

Show info

Simule seu Plano