Mundialmente conhecido, o mês de Outubro é marcado pelo combate e prevenção ao câncer de mama, também conhecido como Outubro Rosa. Esse movimento acontece anualmente desde os anos 90, tendo como principal objetivo gerar conhecimento e espalhar informações sobre essa peça, conscientizando ainda mais a população de proporcionar acesso aos serviços diagnósticos para reduzir a mortalidade.
Símbolo do Outubro Rosa
O símbolo que marca este mês é o laço rosa, criado pela Fundação Susan G. Komen, onde foi distribuído na 1° corrida pela cura do câncer de mama em 1990.
O Brasil mostrou empatia por esse movimento pela 1° vez em 2002, onde iluminou seus monumentos públicos com a luz rosa, tendo destaque no Obelisco do Ibirapuera.
Câncer de Mama
O Câncer de Mama afeta principalmente as mulheres, mas os homens também não ficam de fora. A multiplicação e o desenvolvimento anormal das células da mama, acabam formando um tumor maligno, tendo como principal sinal clínico um caroço na região dos seios, que pode estar dolorido ou não, e pode também passar despercebido.
O ideal é que a partir dos 40 anos, seja feito um acompanhamento anual das mamas, mesmo sem sintomas ou sinais clínicos. O exame de mamografia é simples e rápido, e permite que o tumor seja visualizado mesmo em fases iniciais.
O histórico familiar também é bem importante, uma vez que essa doença também pode ser hereditária. Para quem já teve a doença, o cuidado é redobrado pois pode haver recidivas.
Sintomas e Sinais Clínicos
A maioria das vezes é possível palpar o nódulo, mas existem sinais inflamatórios que podem indicar a doença, sendo eles:
- Retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja
- Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo
- Vermelhidão da pele da mama
- Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço
- Inversão do mamilo
- Inchaço da mama
- Dor local
A cura
Se descoberto precocemente, a taxa de cura gira em torno dos 95%. O tratamento é feito de forma cirúrgica, com a remoção dos nódulos malignos, junto a terapias completamente como quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia.
Prevenção
Apesar do câncer de mama não ter causas específicas, é possível prevenilo como auto cuidado, como uma alimentação saudável e equilibrada, exercícios físicos frequentes, não ingerir álcool ou fumar também podem ser pontos cruciais para evitar odesenvolvimento dessa patologia.
A detecção precoce aumenta as chances de cura, pensando nisso, porque não contratar um plano de saúde, para te ajudar a diagnosticar essa doença através de exames periódicos sem precisar depender das longas filas estipuladas pelo SUS? Nesse caso, a agilidade no diagnóstico salva vidas, pois seu convênio saúde irá garantir sua segurança e tranquilidade, principalmente quando falamos em prevenção.
Podemos personalizar uma proposta na qual atenda suas necessidades e a melhor rede de credenciada para te atender.
Clique aqui ou entre em contato com um dos nosso corretores e nao perca essa oportunidade:
(11) 4200 7866 (para atendimento em SP)
(21) 2042 2690 (exclusivo RJ)
Se preferir, consulte nossa central de vendas e obtenha o telefone da unidade mais próxima a você.